Brasil tem o maior mercado de perfumes do mundo!

Brasil tem o maior mercado de perfumes do mundo!


O brasileiro gastou nada menos que US$ 17 bilhões no ano passado 













Para entender o fenômeno do perfume é preciso, primeiro, analisar os números referentes à higiene pessoal. Só em xampu, sabonete, condicionador e desodorante. O brasileiro gastou nada menos que US$ 17 bilhões no ano passado.

Marilyn Monroe mexeu com a imaginação e o olfato da humanidade ao declarar a um jornalista, em 1955, que usava apenas três gotinhas (há quem diga que ela respondeu cinco) de Chanel nº 5 para dormir. A sedutora resposta eternizou a fragrância, a primeira lançada pela maison em 1921, de tal forma que hoje ela é considerada a mais vendida da história. O mercado, contudo, pode produzir notícias tão surpreendentes quanto a visão de miss Monroe nua e perfumada. Para entender o fenômeno do perfume é preciso, primeiro, analisar os números referentes à higiene pessoal. Só em xampu, sabonete, condicionador e desodorante, o brasileiro gastou nada menos que US$ 17 bilhões no ano passado, liderando o mercado mundial de desodorantes e vice-liderando as categorias de produtos para cabelos e banho. Dizem tratar-se de herança das nossas origens indígenas e africanas, que têm raízes profundas na higiene (banho) e também na perfumação do corpo e da alma. “Banhos de ervas, cheiros naturais, uso abundante de águas perfumadas e a lavanda (também conhecida como alfazema) são hábitos de perfumação próprios da brasileira. Em nenhum outro país do mundo se vende tanto perfume com mais de 100 ml e sem válvula pump – itens de baixo valor e perfumação suave”, conta a especialista em perfumes Renata Ashcar, curadora do Museu de Perfumes em São Paulo e autora de seis livros sobre o assunto. Os rótulos internacionais como Armani, Versace, Dior, Gucci, Lancôme, Hermès, YSL e Calvin Klein são muito aspiracionais para a população. No entanto, por conta da alta tributação e dos poucos pontos de vendas de importados fora do eixo Rio-São Paulo, 93% do mercado brasileiro de perfumes concentram- se nas mãos de fabricantes locais. Desses, quase 60% são de O Boticário e Natura, os grandes líderes da categoria.
Fonte Site Uol, revista forbes




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